Financast

Compare cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muito mais. Veja as nossas avaliações e resenhas de serviços financeiros.

Artigos sobre Cartões de CréditoCartão de crédito

Anuidade do cartão de crédito: como pagar, como parcelar e como isentar

Anuidade do cartão de crédito: como pagar, como parcelar e como isentar

A anuidade é uma das taxas mais comuns cobradas pelo uso do cartão de crédito. Todo titular de cartão já ouviu falar sobre ela, mas poucos realmente entendem como funciona e quais são seus benefícios.

Além disso, é importante saber que existejm diferentes formas de pagar pela anuidade e até cartões de crédito livres dessa taxa.

Quer entender mais sobre anuidade? Iremos te explicar de forma simples e clara, para não restarem mais dúvidas.

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade é uma taxa cobrada para que o titular usufrua do cartão de crédito e seus serviços. Ou seja, é uma forma de arcar com os custos de manutenção e administração do cartão, incluindo uso do caixa eletrônico, central de atendimento, seguros e outros benefícios que podem ser oferecidos.

O valor a ser cobrado pela anuidade vai variar de acordo com o tipo de cartão que o usuário possui. Assim, se seu cartão é mais básico, o preço da anuidade será mais baixo, mas para os usuários de cartões com mais benefícios, o preço pode chegar até os R$ 1.500,00.

Como a anuidade do cartão de crédito é cobrada?

Como o nome sugere, a anuidade do cartão de crédito é cobrada anualmente. Dessa forma, a cada 12 meses o titular deve pagar pela taxa, mas é importante saber que é possível parcelar esse valor e quitar junto com o restante da fatura que chega todo mês.

Dessa forma, se o titular deixa de pagar pela anuidade, ele automaticamente deixa de pagar a fatura, e se torna inadimplente.

As parcelas da anuidade são livres de juros e, a depender da instituição financeira, pode ser oferecido um mês ou até um ano de anuidade grátis. Além disso, essa é uma taxa que pode ser negociada com o banco, a fim de que o titular obtenha a melhor forma de pagamento para ele.

Para entender melhor pelo que o usuário está pagando, é importante entender qual é o tipo de anuidade que é cobrada no seu cartão de crédito. Isso porque é possível que essa taxa só seja cobrada mediante uso do cartão ou que a instituição financeira tenha selado um acordo diferente com o usuário, como pode acontecer com as contas universitárias, que convertem o valor da anuidade para créditos de celular.

Para descobrir que tipo de anuidade você irá pagar, basta se atentar ao contrato que é feito com o banco.

Como não pagar taxa de anuidade no cartão de crédito?

Se você quer se livrar de pagar a anuidade do cartão de crédito, existem duas opções. É possível optar pelo cartão sem anuidade ou negociar com o banco uma alternativa de isenção.

Os cartões sem anuidade estão se tornando bastante comuns, e diversos bancos oferecem esse serviço. Contudo, é importante entender que isso reflete nas vantagens que o titular terá, eliminando especialmente os programas de fidelidade que oferecem milhas e pontos.

Já para quem ainda quer ter os benefícios do cartão com anuidade, mas não quer pagar pela taxa, basta negociar com o banco.

Para isso, é importante realizar o máximo de compras possível no cartão de crédito e ser um bom pagador, ou seja, evitar atrasos.

Em seguida, entre em contato com a central e peça pela isenção. É comum que o banco recuse inicialmente, mas com um pouco de conversa o usuário pode conseguir descontos cada vez melhores, até que finalmente seu pedido seja aceito.

Cartão bloqueado tem anuidade?

É importante que os titulares de cartão de crédito saibam que quando o cartão está bloqueado por qualquer motivo, seja por perda, furto ou outro, a anuidade não é cobrada.

Dessa forma, se você não está utilizando essa forma de pagamento e quer evitar pagar pela anuidade, basta pedir pelo bloqueio. Se mesmo assim o banco insistir em cobrar a taxa, é preciso acionar o Procon.

Share this post

Larissa Medeiros
About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *