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Cartão de Crédito de Loja: Vale a pena ter um?

Cartão de Crédito de Loja: Vale a pena ter um?

Diversas pessoas já se depararam com a situação de entrar em um estabelecimento e um funcionário logo vir lhes oferecer o cartão de crédito da loja.

Esse meio de pagamento é bastante popular, mas será que vale a pena solicitar cartão de crédito de loja? Nesse artigo vamos te explicar mais sobre esses cartões e comparar as vantagens e desvantagens de usá-los.

Como os cartões de crédito de lojas funcionam?

O principal objetivo do cartão de crédito de loja é fidelizar os clientes. Ele faz com que as vendas da loja em questão aumentem e, em troca, são prometidos diversos descontos e condições exclusivas para o usuário. Além disso, permite diferentes formas de pagamento, como maior número de parcelas de uma compra, e é de fácil aprovação, já que sua análise de crédito não é muito criteriosa e não exige que o cliente tenha renda muito elevada ou alta pontuação de score de crédito.

Por outro lado, é importante estar atento a alguns detalhes. Na hora de solicitar um cartão de crédito de loja, certifique-se de que não há anuidade ou que essa taxa é baixa. Se não for o caso, é interessante que ao menos existam vantagens, como programa de acúmulo de pontos e milhas. Também é preciso ter cuidado para analisar se a opção de parcelamento não pode acabar se tornando uma dívida muito grande para o cliente, e entender se o pagamento da fatura só pode ser realizado na loja física, como pode acontecer em alguns casos.

Porém, o que mais pode causar transtornos para o titular do cartão de crédito de loja são os juros. É preciso analisar se não são muito altos e se compensam o uso do cartão, sendo essencial também conhecer outros tipos de taxas que podem ser cobradas.

Quais são os tipos de cartão de loja?

Antes de solicitar um cartão de crédito de loja, é preciso entender que existem três tipos diferentes. Veja abaixo quais cartões de crédito podem ser emitidos pelas lojas e quais são suas principais características:

Co-branded

Esse tipo de cartão é emitido diante da parceria da loja com um banco. Assim, ele possui bandeira e não se limita a compras apenas na loja emissora, mas pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira em questão. 

Private Label

É um cartão de crédito sem bandeira que só realiza compras na própria loja. Ou seja, apesar de funcionar como qualquer outro cartão de crédito, ele não permite compras em outros estabelecimentos, apenas nas franquias da loja. Vale destacar ainda que, geralmente, a fatura desse tipo de cartão não pode ser paga pela internet, apenas na loja física.

Híbrido

O cartão híbrido une características do co-branded e do private label. Isso porque ele pode ser utilizado em diversos estabelecimentos, mas oferece mais vantagens nas compras feitas na loja. É comum que o limite disponibilizado para as compras em outras lojas seja reduzido em relação ao limite para comprar na loja emissora.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito de loja

Se tornar titular de um cartão de crédito de loja pode trazer vantagens e desvantagens. Veja abaixo os principais pontos positivos e negativos dessa forma de pagamento:

Vantagens

  • Descontos e promoções: o titular do cartão de crédito pode ter descontos exclusivos e participar de promoções, como sorteios, na loja emissora.
  • Mais opções de pagamento: o cartão de crédito de loja oferece parcelamento e mais opções de pagamento para o usuário.
  • Anuidade baixa: muitos cartões de crédito de loja podem oferecer anuidade baixa ou até mesmo isenção dessa taxa.
  • Fácil aprovação: é muito fácil conseguir aprovação na análise de crédito para solicitar um cartão de loja, pois não há critérios rigorosos, como renda mensal elevada ou bom score de crédito.

Desvantagens

  • Tarifas elevadas: as tarifas cobradas pelo cartão de loja, como os juros, podem ser bastante elevadas e fazer com que os descontos não compensem.
  • Pagamento na loja física: algumas lojas não permitem que o pagamento da fatura do cartão de crédito seja feito pela internet, tornando necessária a ida do usuário até uma franquia.
  • Compras apenas na loja: o tipo de cartão private label não permite que o titular compre no crédito em outras lojas, apenas naquela que emitiu o cartão.
  • Limite baixo: o limite de crédito concedido vai variar de acordo com a análise de crédito e condições da loja, contudo, o limite para gastar em outros estabelecimentos pode ser bastante reduzido se comparado com o limite para gastar na loja emissora.

Afinal, vale a pena ter cartão de crédito de loja?

A resposta para essa pergunta é: depende. O cartão de crédito de loja é vantajoso para alguns tipos de cliente, mas nem sempre será para outros. Por isso, analise seus motivos para querer ter essa forma de crédito e compare o cartão de loja com o cartão de crédito convencional antes de tomar a decisão. Entenda como cada um funciona e qual levará mais benefícios para a sua vida financeira.

O cartão de crédito de loja será uma boa opção para o cliente que faz muitas compras no estabelecimento que está oferecendo essa forma de pagamento. Além disso, também pode ser uma alternativa para quem não quer pagar taxa de anuidade ou está encontrando dificuldades para ter análise de crédito aprovada ao solicitar outro tipo de cartão.

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Larissa Medeiros
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