O parcelamento é uma das vantagens do cartão de crédito. Além de ser possível parcelar compras, o usuário também pode parcelar o valor da fatura.
Mas você sabe como esse tipo de parcelamento funciona? Iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o parcelamento do cartão de crédito e te ajudar a descobrir se essa é a melhor alternativa financeira para você.
Como funciona o parcelamento do cartão de crédito?
Ao fazer compras no cartão de crédito, o usuário pode optar por pagar pelo valor integral delas na fatura seguinte ou dividir para pagar em dois ou mais meses. Ou seja, é uma alternativa para pagar valores mais baixos todo mês, contudo, você irá demorar mais tempo para quitar a dívida.
É importante entender que esse tipo de parcelamento também depende das condições da loja em questão. Antes de finalizar a compra, confira qual é o limite de parcelas que a loja permite e se elas são livres de juros ou não. Afinal, sim, o parcelamento de compras pode implicar em cobranças de juros.
É possível parcelar a fatura do cartão de crédito?
Além de parcelar o valor de suas compras, o usuário do cartão de crédito também pode parcelar o valor da fatura. Esse processo é feito sem a necessidade de negociação com o banco, pois é bastante simples e comum, alguns bancos permitem que esse pagamento possa ser feito em até 24 meses.
Porém, as taxas de juros que são cobradas mediante o parcelamento da fatura são altas. Por isso, é importante que o usuário opte por essa função apenas em casos de emergência e se outras alternativas não forem mais vantajosas, como o crédito rotativo, limite do cheque especial, empréstimos ou crédito consignado.
O que é crédito rotativo?
Quem está enfrentando dificuldades para quitar a fatura do cartão de crédito pode acabar caindo no crédito rotativo. Ele acontece quando o usuário não paga o valor total da fatura e a dívida fica acumulada para o mês seguinte com uma taxa de juros.
É importante entender que a taxa de juros do crédito rotativo é ainda mais alta do que a do parcelamento, podendo chegar até a 13% ao mês. Por isso, é interessante entender quais são as condições do seu banco e se compensa optar pelo parcelamento, já que ele possui juros fixos e uma data pré-estabelecida para acabar.
Quais taxas podem ser cobradas pelo parcelamento?
Para realizar o parcelamento da fatura do cartão de crédito, é preciso estar ciente de que existem taxas a serem pagas pelo titular. Uma delas é o IOF, que é o “imposto sobre operações financeiras”, que é cobrado em diversas transações. Além disso, existem os juros, que irão variar de acordo com a instituição financeira em questão.
Quais são as vantagens e desvantagens do parcelamento?
Utilizar o parcelamento pode ser uma boa alternativa, mas também traz algumas consequências. Por isso, é importante entender quais são os pontos positivos e negativos que essa operação oferece e descobrir se é mesmo a melhor opção para a sua vida financeira.
Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens do parcelamento:
Vantagens
- Alternativa para emergências: se você teve uma emergência ou imprevisto e não consegue quitar a fatura do cartão de crédito por falta de saldo, basta parcelar o valor, tornando cada parcela mais acessível.
- Evite ficar negativado: quando o titular parcela a fatura do cartão de crédito, ele não se torna inadimplente, ou seja, seu nome não fica negativado. Essa é uma forma de conseguir quitar suas dívidas com prazo maior e evitar ficar com o nome sujo.
Desvantagens
- Juros altos: apesar de contar com juros mais baixos que os do crédito rotativo, com o parcelamento do cartão de crédito, o usuário também precisa pagar por taxas de juros.
- Risco de endividamento: com o parcelamento da fatura, o titular pode acabar fazendo com que sua dívida se torne uma bola de neve. Isto é, outras pendências podem se acumular com o tempo e se tornarem uma dívida muito grande.