Como solicitar um cartão de crédito? Veja como pedir o seu

Na hora de solicitar um cartão de crédito é preciso entender como esse processo funciona. Cada banco tem seus requisitos, mas de forma geral, é muito fácil e após alguns passos o usuário já terá finalizado a solicitação.

Contudo, antes de começar, é preciso pesquisar e comparar os bancos, a fim de descobrir qual é a melhor opção para você e se você atende aos requisitos para ser aprovado para o cartão de crédito que deseja.

Para isso, selecionamos alguns critérios que podem ser levados em conta na hora da escolha e dicas que vão tornar essa decisão mais simples. Confira!

Identifique as suas necessidades

Antes de tudo, entenda do que você precisa. De nada adianta encontrar diversos benefícios num cartão de crédito, mas que não serão úteis para as suas necessidades pessoais ou profissionais. Defina suas razões para querer um cartão de crédito e as mantenha em mente na hora de escolher seu banco. Aqui estão alguns pontos que vão te ajudar a mapear melhor os seus desejos:

  • Qual será seu limite? Se seu objetivo é fazer uma compra de valor alto, priorize o banco que te oferece um limite inicial alto. Se você não está com intenções de realizar grandes compras por enquanto, um limite mais baixo pode atendê-lo perfeitamente.
  • Tem interesse em acumular pontos e trocar por milhas? Com o cartão de crédito é possível acumular pontos e trocar por milhas. Basta estar cadastrado em um programa de fidelidade para poder vender suas milhas ou trocá-las por passagens aéreas.
  • Tem interesse em ter um cartão internacional? Para quem tem vontade de fazer compras no exterior, a possibilidade de ter um cartão internacional é um critério importante.
  • Tem interesse em ter acesso a sala VIP em aeroportos? Alguns bancos oferecem aos usuários acesso às salas VIPs de aeroportos. Isso vai depender da bandeira do cartão e das condições que são oferecidas, como acesso de uma, duas vezes ao ano ou ilimitado.

Analise os prós e contras

Cada cartão de crédito tem os seus pontos positivos e negativos, dependendo da função em que será utilizado, os benefícios oferecidos pela bandeira e pelo banco emissor.

Abaixo listamos alguns critérios que podem ser analisados antes de escolher e solicitar um cartão de crédito:

  • Cobrança de anuidade: a anuidade é um valor cobrado para a manutenção do cartão de crédito, isto é, seus serviços e benefícios. Essa taxa pode variar de acordo com cada banco, e alguns até mesmo não cobram este valor.
  • Taxas de juros: ninguém gosta de pagar juros altos, né? Por isso, certifique-se de que as taxas cobradas mediante atraso de pagamento ou outro tipo de serviço sejam justas e acessíveis.
  • Suporte oferecido: para todo tipo de serviço, é bom saber que existe a opção de suporte. Se atente à forma como esse suporte é oferecido, quais são os horários ou se é 24 horas, e se irá atender às suas possíveis necessidades.
  • Relacionamento com os clientes: é importante manter um bom relacionamento com o seu banco. Por isso, opte por aquele que tem um bom diálogo e que sempre coloca o cliente em primeiro lugar.
  • Benefícios: também é interessante entender quais são os benefícios que o banco pode oferecer. Seja sala VIP de aeroportos, descontos em estabelecimentos ou qualquer outro tipo de bônus que pode ser adquirido.
  • Aplicativos: os aplicativos tornaram a vida financeira um pouco menos complicada, por meio deles é possível realizar diversas ações. Contudo, esteja atento se o app é compatível com os seus dispositivos e se ele conta com as principais ferramentas para garantir mais praticidade.
  • Fácil ou difícil aprovação: em alguns bancos o cliente pode encontrar mais dificuldade para ter o cartão de crédito aprovado. Isso pode acontecer por conta de critérios mais rigorosos ou análise mais aprofundada sobre o histórico de crédito do usuário.
  • Cashback: o sistema de cashback é aquele em que parte do valor da compra volta para o titular do cartão, essa pode ser uma grande vantagem para alguns usuários.
  • Crédito rotativo: a opção de crédito rotativo é aquela em que o banco oferece crédito ao usuário quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão, seja apenas o valor mínimo ou qualquer outro que não quite sua dívida.

Escolha o seu cartão de crédito

Atualmente, existem muitas opções de cartão de crédito no mercado. Os usuários podem escolher entre diversos bancos e ter o cartão de crédito ideal de acordo com suas necessidades singulares.

Mas não se esqueça de realizar esse processo com calma, analisando todos os seus critérios e conhecendo bem as vantagens e desvantagens ao adquirir seu tão desejado cartão de crédito. Depois disso, é só solicitar, esperar pela entrega e começar a comprar!

Forneça as informações e documentos necessários 

Quando chegar a hora de fornecer suas informações pessoais, você vai perceber que cada banco pode solicitar por documentos diferentes. Porém, para a maioria deles será necessário apresentar os seguintes dados:

  • Carteira de identidade (RG)
  • CPF ou CNPJ
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Verificação facial através da câmera do dispositivo

Não se esqueça de preencher tudo com cuidado, é importante se certificar de que suas informações estão corretas. Apesar de ser um processo simples e rápido, tratar das suas finanças é sempre um assunto sério.

Vá até o site ou ao banco da empresa que escolher para fazer a solicitação

O próximo passo é ir até a empresa que você escolheu ou acessar o site da mesma para fazer a solicitação. Vale lembrar que a maioria dos bancos permite a solicitação on-line, poupando tempo e garantindo mais praticidade. Mas os usuários também podem optar por irem até uma agência bancária pessoalmente.

Aguarde aprovação 

Depois é só aguardar a aprovação. Essa etapa pode demorar até 15 dias, contudo, as solicitações on-line estão tornando esse processo cada vez mais rápido, podendo acontecer entre um e cinco dias úteis.

E caso sua solicitação seja negada, não se preocupe! É possível tentar em outros bancos com requisitos distintos. Talvez você precise abrir mão de alguns benefícios ao escolher outra empresa, mas com certeza ela também poderá oferecer uma boa experiência.

Já para os casos em que o nome estiver negativado, o usuário pode optar pelos cartões de crédito consignado ou pré-pago. O cartão de crédito consignado é indicado para aposentados ou pensionistas que recebem benefício do INSS e funciona como o cartão comum, contudo, a fatura é descontada diretamente da conta bancária. Já o cartão pré-pago, como o nome sugere, é aquele que o usuário carrega previamente e gasta o próprio crédito.

De modo geral, quanto melhor for o seu histórico de crédito, mais chances você tem de ser aprovado para portar seu próprio cartão de crédito.

Conclusão

É importante frisar que, de todo o processo, a etapa de análise dos bancos é a mais importante. Saiba estabelecer seus critérios e só se comprometa com bancos confiáveis, que irão te oferecer segurança e serviços de qualidade.

Depois disso, siga o passo a passo e, quando terminar, é só esperar para ter um cartão de crédito novinho para chamar de seu!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

O seu endereço de e-mail não será publicado.