O que é SPC e Serasa? Entenda as diferenças

O que é SPC e Serasa

É muito comum que os titulares de cartões de crédito ouçam sobre ter o nome no SPC ou Serasa. Porém, nem todo mundo entende de fato o que isso significa, quais são as consequências disso e, principalmente, como fazer com que seu nome saia da lista dessas empresas.

Se você tem dúvidas sobre como o SPC e o Serasa funcionam, iremos explicar de forma clara e garantir que não restem mais questionamentos.

O que é Serasa e SPC?

Apesar de serem nomes muito falados quando o assunto é cartão de crédito, muitas pessoas ainda não entendem do que se trata o Serasa e o SPC.

Abaixo, você vai encontrar uma explicação simples e clara sobre o que eles querem dizer:

Serasa

Serasa é uma empresa que foi fundada em 1968 com a finalidade de consultar cheques roubados e dívidas atrasadas através do nome e CPF do consumidor. Atualmente, é um banco de dados que ajuda na análise e informação para decisão de crédito e seus dados são fornecidos pelas instituições financeiras.

O Serasa pode ser utilizado por bancos e por lojistas como uma ferramenta para descobrir se os clientes possuem pendências financeiras e como um filtro para entender quais deles estão inadimplentes e quais deles têm mais probabilidade de não se tornarem futuros devedores.

É importante saber que o Serasa não é inimigo do consumidor, pois também pode servir como um aliado na hora de entender qual é a situação da sua vida financeira.

É possível acompanhar através do site oficial do Serasa tudo o que está se passando com o seu nome na área financeira e ainda resolver possíveis complicações.

SPC

A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito e é feita pelos lojistas e para os lojistas. Isso porque os dados que são cadastrados vêm diretamente de lojas que já lidaram com clientes inadimplentes.

Diante disso, outros lojistas podem acessar essas informações e descobrir com quais clientes poderiam sofrer prejuízo relacionado a parcelamento ou crediário.

Vale destacar que essa ferramenta também serve para indústrias, empresas de serviço e do mercado financeiro. E, dessa forma, garante mais segurança para quem está recebendo um novo cliente e ainda não conhece seu histórico de crédito.

Já para o consumidor, oferece assistência de forma presencial em seus pontos de atendimento a fim de que ele acompanhe a sua situação de crédito.

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

O Serasa e SPC oferecem listas de clientes inadimplentes. Ou seja, seu nome só vai parar numa dessas plataformas quando fica negativado e, quando isso acontece, é dever da instituição financeira alertar o cliente previamente.

Essas duas empresas também servem como uma ferramenta de busca e análise para lojistas e empresários que querem entender o histórico de crédito do cliente antes de fechar negócio. Isto é, antes de negociar parcelamentos e crediários, é possível saber se o cliente é um bom pagador.

Dessa forma, é possível afirmar que as duas empresas oferecem serviços bem parecidos. Suas principais diferenças são a fonte de seus dados e a forma como atendem o consumidor.

O que acontece se meu nome for parar no SPC ou Serasa?

O nome de um cliente vai parar no Serasa ou SPC quando ele deixa de quitar uma dívida. Quando isso acontece, ele fica com o nome negativado e impedido de solicitar diversos tipos de serviço, como empréstimo e cartão de crédito.

Além disso, ele pode perder benefícios, como o limite do cheque especial e entrega de talões de cheque.

Mas não se esqueça de que antes do seu nome entrar para a lista de inadimplentes do SPC ou Serasa, a empresa com a qual você tem dívidas tentará uma negociação.

Contudo, se mesmo assim o valor não foi pago, é só acessar a plataforma online do Serasa ou encontrar o ponto de atendimento do SPC mais próximo de você e consultar seu nome e CPF.

Como tirar meu nome do Serasa ou SPC?

Para quem já consultou o nome e CPF nas plataformas do SPC e Serasa e sabe que está negativado também existe solução. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa e tentar negociar a sua dívida, em seguida é possível quitar esse valor no débito ou optar pelo parcelamento.

Tudo irá depender de como a loja ou empresa em questão aceitará negociar. Se tudo correr corretamente, o nome sai da lista de inadimplência em até 5 dias úteis após o pagamento ter sido realizado. E se durante esse processo o cliente deixar de pagar outra vez, seu nome volta a ficar negativado. 

Também muito se fala sobre o nome do cliente desaparecer da lista do Serasa e do SPC após 5 anos, contudo, é preciso ter cuidado com essa informação. Sim, o nome do consumidor desaparece quando a lista é consultada, mas a dívida que existe com a loja ou empresa em questão não irá sumir enquanto não for quitada.

Tem alguma dúvida sobre esse assunto?

O seu endereço de e-mail não será publicado.