Financast

Compare cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muito mais. Veja as nossas avaliações e resenhas de serviços financeiros.

Artigos sobre Cartões de CréditoCartão de crédito

O que é e como funciona um cartão de crédito internacional?

O que é e como funciona um cartão de crédito internacional?

Um cartão de crédito internacional é aquele que permite ao titular realizar compras físicas ou on-line, pagamentos e saques no exterior.

Mas você sabe como essa forma de pagamento funciona exatamente? Se você ainda tem dúvidas, vamos te ajudar a esclarecer todas elas e entender quais são as vantagens, singularidades e taxas que o cartão de crédito internacional possui.

Como o cartão de crédito internacional funciona?

Ter um cartão de crédito internacional pode ser uma ótima alternativa para quem gosta de fazer compras no exterior. Isso porque ele realiza uma espécie de conversão e permite que o titular compre com muito mais segurança e praticidade.

Ele funciona como um cartão de crédito comum, onde o titular possui um limite de crédito e deve pagar pela fatura. A diferença é que as compras são feitas na moeda estrangeira desejada e convertidas para reais.

Porém, para quem não quer correr o risco de se endividar, é possível adquirir o cartão de crédito internacional pré-pago, que também permite compras e saques em outros países.

Quais são as vantagens de um cartão de crédito internacional?

Veja abaixo as principais vantagens de possuir um cartão de crédito internacional:

1. Esqueça as trocas de moedas

Para fazer compras internacionais, é preciso fazer câmbio. Ou seja, trocar cédulas de real por dólares, euros ou qualquer que seja a moeda do país onde você deseja comprar. Contudo, com o cartão de crédito internacional isso não é necessário, pois ele já realiza essa função de forma automática para o usuário.

2. Compre onde e quando quiser

Com a internet, se tornou muito mais fácil fazer compras por todo o mundo com as lojas on-line. Por isso, ter um cartão de crédito internacional pode te ajudar a adquirir um produto com preço mais acessível em lojas estrangeiras ou até mesmo um produto que ainda não foi lançado em território brasileiro.

3. Viaje com mais segurança e praticidade

Para quem gosta de viajar, o cartão de crédito internacional também irá garantir mais segurança e praticidade para o seu passeio. Dessa forma, não é necessário carregar dinheiro em espécie, evitando furtos e roubos de grandes quantias.

4. Programas de vantagens e descontos

Os cartões de crédito nacionais e internacionais contam com programas de vantagens, como acúmulo de pontos e descontos em estabelecimentos. Mas quem tem um cartão internacional pode ter acesso a ainda mais benefícios, como descontos em lojas, shows, hotéis e acúmulo de milhas.

5. O limite é mais alto

É claro que o limite do seu cartão de crédito vai variar de acordo com a instituição financeira escolhida e os critérios que esta usa para oferecer mais crédito aos titulares. Mas, de uma forma geral, o limite do cartão de crédito internacional é mais alto, o que é um ponto positivo para quem quer fazer compras de valor elevado.

Como saber se o cartão de crédito é internacional?

É muito simples, basta conferir se as palavras “internacional” ou “international” estão impressas no cartão. Geralmente, essa informação aparece na parte da frente do cartão.

Diferença entre cartões de crédito nacionais e internacionais

Apesar de possuírem funções muito semelhantes, o cartão de crédito nacional e o internacional possuem algumas diferenças. Veja na tabela abaixo quais são as principais:

Cartão de crédito nacionalCartão de crédito internacional
Permite compras em lojas físicas e on-line dentro do território brasileiroPermite compras em lojas físicas e on-line fora do território brasileiro
Realiza pagamentos apenas em realRealiza pagamentos em real e em moedas estrangeiras
É possível fazer saques pelo cartão de crédito apenas em caixas eletrônicos dentro do BrasilÉ possível fazer saques em caixas eletrônicos por todo o mundo
Está disponível para assinatura de serviços digitais brasileirosEstá disponível para assinatura de serviços digitais brasileiros e estrangeiros
Diferenças entre cartão de crédito nacional e cartão de crédito internacional

Taxas por usar um cartão de crédito internacional

Há algum tempo, as taxas de cartão de crédito internacional eram bastante altas. Hoje em dia, esses valores já estão mais próximos dos que são cobrados pelos cartões nacionais, existindo até mesmo as opções sem anuidade e taxas extras.

Veja as taxas mais comuns que são cobradas pelos cartões de crédito internacionais:

IOF

IOF é um imposto do governo federal que significa “imposto sobre operações financeiras”. Ele é cobrado em alguns tipos de transações e varia diariamente de acordo com a moeda do país em que a compra está sendo efetuada. Por conta disso, o cartão de crédito irá se basear no IOF apenas no dia do fechamento da fatura.

Anuidade

Nem todos os cartões de crédito possuem anuidade, mas é comum que cobrem por essa taxa uma vez ao ano pela prestação de serviços, como manutenção, administração, gerenciamento e monitoramento do cartão. No caso do cartão de crédito internacional, a anuidade tende a ser um pouco mais alta.

Alíquota sobre compras do exterior

Existe uma taxa sobre produtos importados, que também é conhecida como alíquota, e essa tributação pode chegar até 60% do valor total da compra, que inclui os produtos adquiridos, seguro e preço do frete.

ICMS

O ICMS é um tributo estadual que pode ser aplicado tanto sobre bens comercializados dentro do país, quanto sobre bens importados. Basicamente ele é resultado do valor da compra multiplicado pela alíquota. Geralmente, o ICMS é cobrado de forma indireta, sendo incluído no valor do produto ou serviço.

Share this post

Larissa Medeiros
About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *