Financast

Compare cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muito mais. Veja as nossas avaliações e resenhas de serviços financeiros.

Artigos sobre Cartões de CréditoCartão de crédito

Qual a diferença entre um cartão de crédito e débito?

Qual a diferença entre um cartão de crédito e débito?

Apesar dos cartões de crédito e débito serem parecidos fisicamente, eles possuem funções bastante diferentes. Ambos servem como formas de pagamento, mas enquanto o cartão de débito quita o valor da compra automaticamente, o cartão de crédito funciona como um pagamento à prazo.

Mas, afinal, o que isso quer dizer? E quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Para te ajudar a entender melhor, vamos responder a todas essas perguntas de forma clara e simplificada.

O que é um cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona como um empréstimo em forma de limite de crédito. Ou seja, ao invés do banco te emprestar uma quantia em dinheiro, ele permite que você gaste o seu limite de crédito e quite esse valor em até 40 dias.

Dessa forma, quando o usuário do cartão realiza uma compra, o valor não é pago imediatamente. Ele só irá pagar pelo valor da compra no mês seguinte, quando a fatura do cartão de crédito chegar.

O que é um cartão de débito?

O cartão de débito é uma alternativa para quem não quer andar com dinheiro em espécie, mas também não quer fazer dívidas. Isso porque ele não funciona a prazo. Quando o usuário utiliza esse cartão já está pagando por sua compra diretamente com o dinheiro de sua conta corrente.

Assim, com o cartão de débito o usuário não faz nenhuma dívida ou recebe uma fatura no mês seguinte. Ele simplesmente paga pela compra imediatamente de forma mais prática e segura.

Cartão de crédito x Cartão de débito

Na hora de escolher entre o cartão de crédito e o cartão de débito, é importante entender suas diferenças e quais são os benefícios que cada um oferece. Com a tabela abaixo, compare algumas das principais funções e vantagens do cartão de crédito e do cartão de débito.

Cartão de créditoCartão de débito
O valor da compra será cobrado somente no mês seguinte através da faturaO valor da compra é descontado automaticamente da conta corrente
É possível parcelar suas compras (com ou sem juros)Não permite parcelamentos, apenas compras à vista
Possui um limite de crédito pré-definido constanteO saldo varia de acordo com a conta corrente do usuário
É possível fazer compras mesmo sem ter o dinheiro em mãosOferece mais controle financeiro, já que é preciso ter o dinheiro na conta
Possui taxa de juros caso o usuário atrase a data de pagamento da faturaEvita que o usuário pague por taxas extras de serviço
Não é preciso ter uma conta corrente no banco que irá emitir o cartãoÉ preciso ter conta corrente no banco que irá emitir o cartão
Possui benefícios como milhas e descontos em estabelecimentosNão é possível utilizar o cheque especial para aumentar o limite de compra

Afinal, qual é a melhor opção?

Para definir se a melhor alternativa é o cartão de crédito ou cartão de débito, o usuário pode estabelecer alguns critérios. Isto é, se para você é importante acumular milhas ou acessar salas VIP em aeroportos, por exemplo, o cartão de crédito pode ser a melhor opção.

Contudo, se você quer ter mais controle financeiro e evitar criar dívidas, o cartão de débito será mais recomendado. Avalie seus objetivos e o que é mais importante financeiramente para você, assim, irá evitar problemas no futuro e não irá perder nenhuma vantagem.

Share this post

Larissa Medeiros
About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *